top of page
Foto do escritorestudodaalmapsi

Terapia Cognitiva Comportamental

Atualizado: 31 de jul. de 2022

Terapia cognitiva comportamental focada no trauma


TF-CBT é um tratamento baseado em provas para crianças e adolescentes que tenham sido expostos a eventos traumáticos. Esta terapia foi concebida para ajudar as crianças e as suas famílias a curarem-se dos efeitos do trauma e a desenvolverem capacidades saudáveis de lidar com a situação.


demonstrou ser eficaz no tratamento de uma série de problemas de saúde mental que podem ocorrer após a exposição a traumas, incluindo distúrbios de ‘stress’ pós-traumático "TEPT", ansiedade, depressão, e problemas comportamentais, e é uma terapia de curto prazo que normalmente dura 12 – 16 semanas.


Durante a TF-CBT, as crianças e as suas famílias irão trabalhar com um terapeuta para identificar e processar pensamentos e sentimentos sobre o acontecimento traumático. Aprenderão também competências para ajudar a gerir a angústia e ansiedade, lidar com os lembretes do trauma, e desenvolver uma perspectiva mais positiva.


Este tipo de terapia, foi considerada útil para crianças de todas as idades, incluindo aquelas que sofreram abusos, negligência, violência comunitária, terrorismo, ou desastres naturais.


Se tiver sofrido traumas, pode estar a considerar uma terapia para o ajudar a lidar com as consequências. A terapia cognitiva comportamental centrada no trauma. É uma categoria de terapia que se tem mostrado eficaz para pessoas que sofreram traumas, um tipo específico de terapia cognitiva comportamental que se destina a ajudar as pessoas a processar e curar das suas experiências traumáticas.


Aqui estão algumas coisas a considerar se estiver a pensar em iniciar uma terapia baseada nesse tipo de tratamento:


1. Não é uma solução rápida. O objetivo é ajudá-lo a compreender e a trabalhar através do seu trauma, de modo que possa eventualmente sair dele. Este processo leva tempo e requer o empenho de ambos os terapeutas e pacientes.


2. Pode ser desconfortável. Porque concentra-se nas memórias e emoções associadas ao seu trauma, pode ser difícil e perturbador. No entanto, o seu terapeuta trabalhará consigo para ritmar a terapia e certificar-se de que está confortável com o processo.


3. Não é correto para todos. Algumas pessoas podem acreditar que outros categorias de terapia são mais úteis para elas. Se sentir que não está preparado para enfrentar o seu trauma, ou se não estiver a efetuar progressos na terapia, fale com o seu terapeuta sobre outras opções de tratamento.


4. Poderá necessitar de medicação para ajudar nos sintomas de transtorno de ‘stress’ pós-traumático (TEPT). A medicação pode ajudar a aliviar os sintomas, tais como ansiedade e depressão. Se pensa que pode precisar de medicação, fale com o seu terapeuta sobre as suas opções.


5. É mais eficaz quando é feita em conjunto com outros tratamentos. Algumas pessoas descobrem que beneficiam de outras terapias, tais como a dessensibilização e reprocessamento do movimento ocular (EMDR), para além da TF-CBT. O seu terapeuta pode ajudá-lo a decidir se outras terapias seriam úteis para si.


Fale com o seu terapeuta sobre a sua situação específica e se este tipo de tratamento é o mais adequado para si.


Com empenho e trabalho árduo, esta alternativa terapêutica pode ser um tratamento eficaz para o trauma.













6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram

(+55 21) 97422-2512

bottom of page