O que significa e, porque é importante.
Autoestima é um termo usado em psicologia para se referir à avaliação global de uma pessoa sobre o seu próprio valor. É um julgamento de si próprio, bem como um estado emocional.
A autoestima elevada é caracterizada por sentimentos de felicidade, satisfação e orgulho, enquanto a baixa autoestima é caracterizada por sentimentos de inadequação, desilusão e vergonha.
A psicoterapia pode ser extremamente útil para as pessoas que lutam com a baixa autoestima. Pode fornecer-lhes os instrumentos de que necessitam para compreender e alterar os padrões de pensamento negativos que contribuem para a sua baixa opinião sobre si próprios.
Além disso, a terapia pode ajudar as pessoas a aprender a estabelecer objetivos e expectativas realistas para si próprias, o que pode aumentar a sua autoestima. A psicoterapia pode ajudar as pessoas com baixo nível de a autoestima aprende a amar e a aceitar-se a si própria, o que pode levar a uma vida mais gratificante e satisfatória.
Não é invulgar que as pessoas tenham baixa autoestima. De facto, de acordo com um estudo recente, até uma em cada três pessoas sofre de baixa autoestima em algum momento das suas vidas.
Pode ter um impacto negativo em todos os aspectos da sua vida, desde as suas relações pessoais até à sua carreira. Se não for tratada, pode mesmo levar à depressão e à ansiedade.
A boa notícia é haver coisas que pode fazer para melhorar a sua autoestima. Se pensa que pode estar a sofrer de baixa autoestima, o primeiro passo é procurar ajuda de um profissional. Com o tratamento adequado, pode começar a sentir-se melhor consigo próprio e com a sua vida.
O modo como nos sentimos sobre nós próprios, as nossas crenças e opiniões sobre nós próprios, e como nos comportamos, contribuem para o nosso nível de autoestima.
É importante porque afeta como pensamos, sentimos e comportamo-nos na nossa vida quotidiana. Influencia a nossa tomada de decisões, as escolhas que fazemos, e como interagimos com os outros.
As pessoas com autoestima elevada tendem a ser mais resistentes, a ter melhores relações, e a ter um melhor desempenho no trabalho ou na escola. Por outro lado, as pessoas com baixa autoestima são mais propensas a experimentar ansiedade e depressão, e outras questões de saúde mental.
Há uma série de coisas que pode fazer para melhorar a sua autoestima. Uma é identificar e desafiar os pensamentos e crenças negativas que tem sobre si próprio. Outra é concentrar-se nos seus pontos fortes e nas suas realizações. Além disso, passar tempo com pessoas positivas e solidárias pode ajudar a aumentar a sua autoestima.
Finalmente, cuidar de si fisicamente por uma boa nutrição e exercício pode também ajudar a melhorar o que sente por si próprio.
Kommentare