Porquê estamos cada vez mais deprimidos?
Esta é uma questão que me incomoda desde há algum tempo. Não posso deixar de notar que cada vez mais pessoas parecem estar a sofrer de depressão. Cada dia mais, pessoas me procuram para o tratamento da depressão. Sabemos que não é só nos países desenvolvidos; parece ser um fenômeno global.
Há muitas explicações possíveis para este aumento da depressão.
Uma teoria é que nos tornamos simplesmente mais conscientes por isso a diagnosticar com mais frequência. Isto não parece explicar porque é que as taxas aumentam tão rapidamente.
Poder-se-ia argumentar que os nossos estilos de vida modernos são os culpados.
Vivemos num mundo acelerado, onde somos constantemente bombardeados com informação e estímulos. Isto pode ser avassalador e levar a sentimentos de ansiedade e stress.
Estamos também mais isolados do que nunca, graças à tecnologia.
Podemos estar ligados a outros durante 24 horas, 7 dias por semana, mas muitas vezes não temos nenhuma interação real. Isto pode levar a sentimentos de solidão e isolamento.
Também vale a pena notar que a nossa sociedade se tem tornado cada vez mais materialista.
Somos bombardeados com imagens de pessoas que parecem ter vidas perfeitas. Isto pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima.
Há muitas outras explicações possíveis para o aumento das taxas de depressão. Independentemente da causa, é evidente que algo se passa. É importante tentar compreender porquê para podermos abordar o problema e ajudar aqueles que sofrem.
Há uma série de razões que poderiam estar a contribuir para o aumento das taxas de depressão.
Uma razão poderá ser que estamos agora mais conscientes da saúde mental e da sua importância. Isto significa ser provável que mais pessoas procurem ajuda para a depressão, o que poderia ser responsável pelo aumento do diagnóstico.
Outra possibilidade é que as nossas vidas se tenham tornado mais estressantes e exigentes. Estamos sob maior pressão no trabalho e em casa, e muitas vezes não temos tempo ou energia para cuidarmos de nós próprios adequadamente. Isto pode levar a sentimentos de desespero e impotência, o que pode desencadear depressão.
É também possível que como vivemos hoje simplesmente não se adapte à nossa biologia.
Estamos expostos a mais luz artificial do que nunca, comemos muitos alimentos processados, e não temos exercício suficiente. Estas coisas podem ter um impacto negativo na nossa saúde mental.
Sejam quais forem as razões, é evidente que a depressão aumenta.
Se estiver a lutar contra a depressão, é importante procurar a ajuda de um profissional qualificado.
Com o tratamento, pode começar a sentir-se melhor e a desfrutar novamente da sua vida.